O Pensar Reflexivo Como Objetivo do Processo Educativo na Perspectiva de John Dewey

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José Ivan Lopes João Henrique Magalhães da Silva

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a concepção de pensamento reflexivo na perspectiva do filósofo, pedagogo e psicólogo estadunidense John Dewey, e porque a reflexão deve se tornar o objetivo da educação. Neste sentido, o discente deve ser capaz de pensar de forma ordenada diante de algo que lhe causa perplexidade ou dúvida, passando de um conhecimento superficial, puramente empírico, para um conhecimento mais elaborado, investigativo, científico. Nessa transição o professor, que não é mais o centro do processo educativo, tem o papel de mediador e incentivador à pesquisa e à reflexão. A educação deve estar ligada à vida e à experiência, porque estando baseada em algo concreto, no contexto existencial do sujeito, fará com que ele tenha mais interesse pelo processo educativo. É objetivo da educação fazer com que o sujeito seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver habilidades para a resolução de problemas, sendo capaz de estabelecer ligações e continuidades entre as ideias oriundas do pensar.

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Como Citar
IVAN LOPES, José; MAGALHÃES DA SILVA, João Henrique. O Pensar Reflexivo Como Objetivo do Processo Educativo na Perspectiva de John Dewey. Revista Opinião Filosófica, [S.l.], v. 7, n. 1, fev. 2017. ISSN 2178-1176. Disponível em: <http://periodico.abavaresco.com.br/index.php/opiniaofilosofica/article/view/637>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
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