Entre Theodor Adorno, Marshall Mcluhan & Charles Sanders Peirce: Três Escopos Acerca da Alienação na Indústria Cultural e Internet

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabio Goulart

Resumo

Este artigo reconstrói e analisa os três escopos acerca da alienação na indústria cultural avaliados por Teixeira Coelho em sua obra O que é indústria cultural, porém atualiza-os ao incluir na análise as redes sociais e outros desdobramentos Web 2.0. Isto é feito visando denunciar filosoficamente em que medida esta nova tecnologia da comunicação pode diferenciar-se em relação à indústria cultural frente ao problema da alienação e reificação nestes três escopos. Para isto são analisados obras e conceitos dos filósofos Theodor Adorno, Marshall Mcluhan e Charles Sanders Peirce. Os objetivos gerias deste trabalho são: adentrar um pouco mais na questão propriamente dita sobre a reificação e alienação nos meios de comunicação, refletirmos acerca da possibilidade de superação deste paradigma e apontar linhas de investigação para futuras pesquisas sobre o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOULART, Fabio. Entre Theodor Adorno, Marshall Mcluhan & Charles Sanders Peirce: Três Escopos Acerca da Alienação na Indústria Cultural e Internet. Revista Opinião Filosófica, [S.l.], v. 6, n. 1, fev. 2017. ISSN 2178-1176. Disponível em: <http://periodico.abavaresco.com.br/index.php/opiniaofilosofica/article/view/386>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
Artigos