Segunda Parte - Segundo Capítulo da Terceira Seção da Introdução à Lógica da Essência de Hegel: a Contingência ou Efetividade, Possibilidade e Necessidade Formais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camilo José Jimica

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar o sentido da concepção hegeliana da efetividade à luz de uma leitura cortejada da Lógica da Essência. Adentra nos limites do método dialético como totalidade em movimento, a fim de superar o déficit da compreensão da visão geral da efetividade com tal e seus momentos na Lógica da Essência de Hegel. Para atingir este objetivo é preciso ter presente dois aspectos imprescindíveis de desenvolvimento: em primeiro lugar, Hegel começa por desenvolver, num primeiro tempo, o alcance geral de efetividade - a exposição do absoluto, o atributo e o modo do absoluto2, é o sentido do primeiro capítulo - e continua, em segundo lugar, pela exposição dos três momentos da efetividade como tal3, a possibilidade, a contingência e a necessidade - é o objetivo do segundo capítulo, da terceira seção da lógica da essência de Hegel. No presente artigo, sugere-se que somente este último pode fundamentar uma reflexão filosófica, assim como foi desenvolvida pelo filósofo alemão, G.W.F. Hegel, e utilizá-la para uma compreensão sistemática deste aspecto central da Ciência da Lógica, a efetividade possibilita contribuir com as pesquisas em problemas e teorias da Filosofia Moderna e Contemporânea, na medida em que explicita a rede conceitual hegeliana da categoria de efetividade e atualiza seu potencial interpretativo, construindo perspectivas epistemológicas e metodológicas inovadoras, o que é próprio da pesquisa e interdisciplinaridade. Identidade do interior e do exterior que constitui a efetividade é uma forma de imediatidade. A efetividade define-se como unidade imediata da essência e da existência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JOSÉ JIMICA, Camilo. Segunda Parte - Segundo Capítulo da Terceira Seção da Introdução à Lógica da Essência de Hegel: a Contingência ou Efetividade, Possibilidade e Necessidade Formais. Revista Opinião Filosófica, [S.l.], v. 5, n. 2, fev. 2017. ISSN 2178-1176. Disponível em: <http://periodico.abavaresco.com.br/index.php/opiniaofilosofica/article/view/374>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Seção
Dossiê